O Cocoamidopropil Betaína, apresenta em sua molécula, caráter hidrófilo proveniente do grupo betaínico e lipófilo resultante da cadeia carbônica do ácido graxo de coco. Apresentando-se em forma de íon interno com um átomo de nitrogênio quaternário de carga positiva e um grupo acetato com carga negativa, que lhe proporcionam características de tensoativo anfótero.
INDICAÇÕES
É um excelente co-tensoativo, compatível com tensoativos aniônicos, catiônicos e não iônicos, favorecendo seu uso em formulações de shampoos, produtos para banho e cremes de limpeza. Nestas aplicações é normalmente utilizado em associação com tensoativos aniônicos proporcionando as propriedades descritas abaixo.
Condicionamento: O grupo nitrogenado do Coco amido propil betaína é carregado positivamente, e absorvido pelo cabelo reduzindo a carga estática e melhorando a penteabilidade. Em meio ácido o efeito condicionador é pronunciado, favorecendo sua aplicação em cremes rinses.
Espessamento: Confere espessamento à formulação, reduzindo a quantidade necessária de eletrólitos para ajuste da viscosidade.
Espuma: Aumenta o poder espumante de tensoativos aniônicos, proporcionando uma espuma mais rica e cremosa.
DOSAGEM/CONCENTRAÇÃO USUAL
A concentração sugerida é de 1 a 5%.
Produtos químicos fracionados para as industrias de cosméticos e domissanitarios. Fabricação própria de essências com ótima qualidade.