Este óleo é extraído da madeira da árvore de Cedro através de destilação a vapor, e possui diversas propriedades medicinais que podem melhorar nossa saúde e facilitar nossa vida. O Cedro é uma árvore de climas frios, encontrada sempre em grandes altitudes. A partir de cavacos da madeira desta árvore que se faz a destilação a vapor e se obtém o óleo.
Alguns dos benefícios do óleo de Cedro para nossa saúde
- A principal propriedade medicinal do óleo é a sedativa. Por isso ele apresenta fortes efeitos calmantes, alivia tensão e ansiedade, relaxa a mente e ainda proporciona um bom sono, até mesmo nas pessoas que sofrem de insônia.
- Por ser diurético, o óleo aumenta a frequência da micção, e consequentemente aumenta a eliminação que o corpo faz das gorduras e toxinas ingeridas na alimentação, além do excesso de água e de ácido úrico. Isso pode ajudar no tratamento de várias doenças como infecções urinárias, hipertensão, obesidade, reumatismo, artrite, gota, entre outros.
- As propriedades odontológicas são ótimas. O óleo cura dores de dente e fortalece a aderência dos mesmos na gengiva, impedindo-os de cair.
- Por ajudar a tonificar os músculos, o óleo dá uma sensação de firmeza e juventude.
- Muito bom no tratamento de diarreia, quando consumido junto com bastante líquido e soro caseiro para não deixar o corpo desidratar.
- Acaba com os típicos sintomas da gripe como a tosse e o catarro, além de aliviar outros sintomas como os olhos vermelhos e lacrimejantes e a dor de cabeça.
- É um ótimo inseticida. Afasta moscas, mosquitos e vários outros tipos de insetos.
- Apresenta propriedades fungicidas e por isso pode ser usado para o tratamento de infecções de fungos, tanto internas como externas.
- Muito utilizado também no tratamento de problemas estéticos como acne, caspa, pele oleosa e dermatite.
- Se utilizado como tônico ele ajuda a aumentar o metabolismo e regula vários sistemas do corpo.
Como utilizar o óleo
Ele pode ser utilizado de várias maneiras, dependendo da finalidade para a qual você o quer. Pode ser passado diretamente na pele para finalidades estéticas, pode ser inalado através de um vaporizador para tratar de bronquites, resfriados e outros problemas respiratórios, pode ser feito um banho de imersão para aliviar cistite, coceira e irritações cutâneas, e pode até mesmo ser utilizado para fazer massagem nas articulações e acabar com as dores. Se acrescentar umas gotas do óleo em um hidratante, ele pode ser usado no tratamento de dermatites e psoríases.
Cuidado!
Se for utilizado em grande concentração, o óleo de Cedro pode causar algumas irritações nada agradáveis na pele. As gestantes devem também evitar a utilização do óleo, pois ele é um pouco tóxico e estimula contrações, podendo levar até a um trabalho de parto prematuro em casos extremos.
fonte: http://www.remedio-caseiro.com/aplicacoes-do-oleo-de-cedro