Definição
Extratos compreendem, modernamente, um conceito vasto de produtos fitoterápicos. Entendidos sob o ponto de vista amplo, podem referir-se à extratos líquidos, moles, espessos ou secos. No primeiro caso, consideram-se todos aqueles produtos obtidos a partir de matérias-primas vegetais, através de várias metodologias de extração ou dissolução, através do emprego de misturas solventes adequadas, em qualquer relação de concentração entre a matéria-prima vegetal e o meio líquido, com o objetivo de retirar, com maior ou menor especificidade, determinados componentes. Este grupo inclui os chamados extratos glicólicos, cujo sistema solvente é formado por um glicol (geralmente propilenoglicol) e água.
Propriedades
Os extratos glicólicos são amplamente utilizados em produtos dermocosméticos, e podem ser produzidos a partir de uma infinidade de plantas e matérias-primas vegetais. Solúveis em água, são simples de serem incorporados à grande maioria das formulações. O EXTRATO GLIC CAMOMILA (Matricaria chamomilla) contém apigeninas, bisabolol, farnesol, ácido clorogênico e muitos outros compostos. Têm sido usada ao longo dos anos por suas propriedades tônica, cicatrizante, antiinflamatória e clareadora dos cabelos.
Aplicações
Shampoos para cabelos claros Produtos infantis Formulações para peles delicadas Loções solares e pós-solares Tônicos faciais para todos os tipos de pele Informações farmacotécnicas Concentração de Uso: usualmente de 1 a 10% Solúvel em água e glicóis
Todos os produtos químico deve ser manuseado com: óculos de segurança, luvas, avental, máscara de proteção contra gases e botas de PVC. Deve ser armazenado em local coberto e seco, longe de fontes de calor ou de ignição.
Produtos químicos fracionados para as industrias de cosméticos e domissanitarios. Fabricação própria de essências com ótima qualidade.