A canela é uma das mais famosas especiarias conhecidas, ela possui usos medicinais, aromatizantes e culinários para a preparação de chocolates, condimentos e determinados licores, sendo utilizada a parte interna da casca do tronco, devidamente desidratada. É uma planta nativa do Siri Lanka, localizado na parte Sul do continente africano, que pode atingir de seis a nove metros de altura, mas podendo também ser cultivado em forma de arbusto.
Em meados do século XVI chegou a ser tão valiosa que um quilograma poderia valer até dez gramas de ouro. Uma curiosidade sobre a canela é a origem do seu nome que vem do gregokinnamon, que significa “tubo”, fazendo referência ao formato da mesma. A casca da canela, como já citado acima, é utilizada em diversas áreas inclusive para a confecção do óleo essencial da planta, que é extraído das folhas e casacas.
O óleo essencial de canela pode ser aproveitado de diversas maneiras, desde o uso para o tratamento de infecções até de males como a gripe. Suas principais propriedades são:
Para que o óleo de canela aja corretamente para cada propriedade citada acima é necessário que seu uso seja feito de forma consciente. É indicado que sejam diluídas duas gotas do óleo para cada colher de sopa de óleo vegetal, por conta da canela ter um aroma picante bastante presente.
O óleo é bastante usado pela aromaterapia já que a canela possui o aroma conhecido por proporcionar relaxamento físico e mental e aumentar a capacidade de quem o usa de entrar em contato com sua mente espiritual. Ele também é usado para:
Este óleo essencial pode ser usado como:
Para aproveitar suas propriedades há várias indicações de uso, entre elas estão a massagem, compressas, inalações, banhos além de aromatização ambiental.
Para os banhos o óleo pode ser utilizado de duas formas:
Em banhos de imersão (em banheiras, por exemplo): Siga a mistura já citada, de duas gotas para cada colher de óleo vegetal. O óleo pode ser misturado a três outros óleos essenciais durante o banho.
No caso dos banhos de chuveiro o óleo é utilizado em forma de inalação, pingando quatro gotas do mesmo a um canto do box e fazendo a inalação durante o banho, ou por massagem seguindo a mistura padrão do óleo e distribuindo por todo o corpo com leves massagens.
O uso em compressas requer quatro gotas do óleo essencial de canela para cada litro de água morna ou fria.
Para aromatização ambiental utilize 60 gotas do óleo para três colheres de álcool ou vodca, misture até diluir completamente e armazene num recipiente spray completando com uma pequena quantidade de água. Agite bem antes de usar.
Para o uso em inalações basta adicionar três a quatro gotas do óleo essencial de canela em um pequeno recipiente com água quente. Abafe o mesmo deixando uma pequena abertura direcionada para o nariz, inale por algum tempo lembrando-se sempre de proteger bem os olhos devido ao ardor que óleo de canela pode provocar devido a seu aroma picante.
Produtos químicos fracionados para as industrias de cosméticos e domissanitarios. Fabricação própria de essências com ótima qualidade.